segunda-feira, 8 de junho de 2009

A copa do mundo é nossa ... Mas nem tudo são flores!

Copa do mundo de futebol no próprio país do futebol. Tudo perfeito, ok?
Bem, ok em partes. Hoje, voltando pra casa depois da faculdade me pus a pensar sobre alguns “pequenos” detalhes que parecem estar sendo ignorados.

No papel os projetos milionários dos 12 estádios escolhidos estão maravilhosos, mas e quanto aos milhões de brasileiros que vivem nas ruas: Serão varridos para debaixo do tapete ou receberão algum tipo de ajuda concreta? E as nossas inúmeras favelas e aglomerados: Serão simplesmente ignorados ou receberão toda uma “maquiagem”? E quanto ao preço do ingresso depois que esses estádios ficarem prontos: Estará dentro das possibilidades econômicas do torcedor brasileiro ou somente dentro das possibilidades da elite?

Não quero aqui bancar o estraga prazer, muito pelo contrário. Como todo bom brasileiro fã de futebol estou feliz com o fato de o país sediar o mais importante evento do mundo. Porém algumas questões (como estas que eu mencionei) merecem ser tratadas com um certo carinho, e o Brasil deve aprender muito com o exemplo da África do Sul, que para sediar a copa do ano que vem está tendo de passar por boa parte dos "obstáculos" que nós iremos enfrentar.

Um comentário:

  1. Concordo com TUDO que você disse e penso da mesma forma. Vai ser bom pro nosso país a copa ser aqui? Com certeza sim. Mas o governo ainda tem que "amadurecer" bastante coisa pra que a coisa dê certo.

    ResponderExcluir