segunda-feira, 30 de março de 2009

Caso Isabella Nardoni completa 1 ano

O post hoje se propõe a ser breve. Ontem, dia 29/03, completou 1 ano que a pequena Isabella Nardoni foi covardemente arremessada do sexto andar, num ato de crueldade protagonizado por seu pai (Alexandre Nardoni) e sua madrasta (Anna Carolina Jatobá). A única coisa que a gente pede, não somente neste caso mas em todos os casos trágicos como este, se resume em uma única palavrinha, que eu tenho certeza que todos sabem bem qual é: Justiça!

O julgamento do casal ficou para o segundo semestre deste ano. Nossa torcida é para que a justiça faça valer o ditado, e mesmo tardia, que pelo menos ela não falhe.

Abraço a todos e que venha a Semana Santa!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Festival Histórico

O público do Rio de Janeiro e de São Paulo pode se orgulhar de ter visto três das bandas mais influentes e representativas da atualidade num mesmo palco, fato esse proporcionado pelo mega esperado festival Just a Fest, que ocorreu no último final de semana – sexta (20/03) no Rio e ontem(22/03) em São Paulo.

A abertura de ambos os shows se deu com a banda carioca (e aqui devo confessar que se trata da minha banda favorita) Los Hermanos, que tocaram no festival após um hiato que perdurava desde meados de 2007. Nem mesmo o problema que a banda enfrentou no show do Rio de Janeiro com a limitação de som que lhes foi imposta foi suficiente para apagar o brilho do show, que segundo informações, foi ainda melhor em São Paulo, onde a banda se mostrou mais solta e alegre. Vale ressaltar aqui que uma quantia considerável das 30 mil pessoas presentes em cada um dos shows compareceu ao festival exclusivamente para ver o quarteto carioca.

O Kraftwerk, segunda banda a tocar em ambos os dias, não somente agradou como também surpreendeu muita gente, especialmente as pessoas que sequer conheciam o trabalho da banda. Com um show animado, cheio de efeitos visuais e mostrando o que a música eletrônica tem de melhor, os percursores da música techno-eletrônica conquistaram o público e deixaram ótima impressão.

Mas a banda mais esperada do festival era sem dúvida alguma o Radiohead, quinteto inglês que pode se vangloriar de talvez ser a banda mais representativa do mundo na atualidade. E o quinteto liderado por Thom Yorke não decepcionou. Fez um show perfeito, tocando todas as faixas de seu último cd (“In Rainbows”), e levando o público ao delírio ao tocar hits clássicos como “Fake Plastic Trees” e “Creep”.

A esperança que fica é a de que mais festivais como esse possam ocorrer aqui no Brasil, e mineiro que sou, não poderia deixar de mencionar que Minas Gerais (bem como outros estados importantes do país) tem merecido um pouquinho mais de atenção no que se refere à grandes shows/espetáculos.

Abraço a todos e até a próxima segunda!

Fórmula1 2009 - Façam suas apostas!

A temporada 2009 de Fórmula1 se inicia no próximo final de semana com o GP da Austrália, e a expectativa para o campeonato é muito grande. Além das importantes mudanças no regulamento, os resultados obtidos pelas equipes nos testes preparatórios indicam uma temporada disputada e surpreendente.

A Brawn Gp, equipe que só confirmou sua participação na temporada no início deste mês, desponta como favorita às primeiras posições do grid. Num primeiro momento, a equipe comandada por Ross Brawn parece mesmo ter a companhia apenas da sempre favorita Ferrari, que apesar da tradicional confiança que lhe é peculiar, não esconde a surpresa e a preocupação com o carro da nova rival. A Brawn ainda precisará porém superar a desconfiança de muitos, e provar na pista o que mostrou nos testes.

Liderando o grupo das equipes intermediárias estão a BMW e a Toyota, seguidas de perto por Renault (equipe do bi-campeão Fernando Alonso), Red Bull (equipe do promissor Sebastian Vettel) e Willians (disposta a apagar os péssimos resultados das temporadas passadas). Grande decepção da pré-temporada, a Mclaren do inglês Lewis Hamilton aparece como seriíssima candidata a andar no pelotão de trás, tendo a companhia da Toro Rosso (equipe que conta com o único estreante da competição, o suíço Sebastien Buemi) e da Force India (que apesar da evolução, deve mesmo continuar sendo a pior equipe do campeonato).

Palpites à parte, resta mesmo esperar o início da temporada para ver qual é a real situação de cada equipe, e conferir se as várias mudanças que serão apresentadas surtirão o efeito esperado.

Cai popularidade do presidente Lula

No ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a crise não chegaria até o país, ou se por acaso chegasse, seria uma “marolinha”, enquanto no restante do mundo a crise seria um “Tsunami”. A crise, por outro lado, aos poucos foi mostrando seus resultados, principalmente no que diz respeito ao crescente número de desempregados no Brasil. Ironicamente, a última vítima do problema ignorado por Lula foi ele mesmo, que viu sua popularidade cair consideravelmente nas pesquisas apresentadas na última semana.

Segundo o instituto CNI/Ibope, em pesquisa divulgada na última sexta-feira, 64% dos entrevistados em março consideraram o governo Lula bom ou ótimo, número 9% inferior aos 73% obtidos pela mesma pesquisa em dezembro. Para o Datafolha, em pesquisa divulgada um dia antes, a queda foi de 5%, considerando que 70% das pessoas entrevistadas pelo instituto em novembro consideraram o governo bom ou ótimo, aceitação que caiu para 65% em março.

Não é minha intenção aqui criticar ou mesmo ironizar o presidente Lula. Mas fato é que a crise é real e não pode ser simplesmente ignorada. Vale ainda ressaltar que foi a primeira vez em seu segundo mandato que Lula teve queda no índice de aceitação/popularidade.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Oasis confirma turnê no Brasil

Eles são marrentos, mascarados, polêmicos, mas uma coisa é preciso admitir: São excelentes músicos. Estou falando do Oasis, banda britânica comandada pelos irmãos Gallagher, que confirmou na última semana uma longa turnê pela América do Sul, que inclui quatro shows aqui no Brasil: Rio de Janeiro (07/05); São Paulo (09/05); Curitiba (10/05) e Porto Alegre (12/05).

A turnê marcará o lançamento do mais novo cd da banda, intitulado Dig Out Your Soul, além de promover a volta da banda ao país após três anos. Além do Brasil, a turnê pelo continente já tem confirmados shows no Peru (Lima), Venezuela (Caracas), Argentina (Buenos Aires) e Chile (Santiago).

Recentemente, os Gallagher estiveram envolvidos em uma nova polêmica (para não perder o costume): No último dia 3, a banda confirmou o cancelamento de dois shows que ocorreriam na China, sob a alegação de que o governo chinês não concedeu visto para os músicos entrarem no país. Segundo os organizadores do evento, o ministério da Cultura da China descobriu a participação de Noel Gallagher em um show realizado em 1997 nos Estados Unidos, em que ele teria feito manifestações favoráveis à independência do Tibet.

Polêmicas a parte, o importante é que a banda estará de volta ao Brasil, fazendo a alegria de milhares de fãs!

Abraço a todos e grande expectativa para o grande show do ano que ocorrerá esta semana (sexta e domingo): Radiohead, Kraftwerk e Los Hermanos no mesmo palco no festival Just a Fest!

segunda-feira, 9 de março de 2009

Marketing Fenomenal

Ronaldo voltou a ser notícia no mundo inteiro. Felizmente dessa vez, o motivo não foi nenhum escândalo, balada ou qualquer coisa do tipo. O assunto foi a boa atuação no clássico contra o Palmeiras na tarde de ontem (08/03), com direito a uma bola na trave e um gol heróico, aos 47 do segundo tempo, que acabou empatando a partida realizada no interior paulista. O atacante já havia estreado de forma discreta no meio de semana, entrando no segundo tempo da partida em que o Corinthians venceu sem maiores dificuldades a equipe do Itumbiara por 2 a 0 pela Copa do Brasil.

Minhas críticas, porém, ficam para dois acontecidos de ontem: O primeiro para o comentarista de arbitragem (e ex-árbitro, por sinal) Arnaldo César Coelho, que teve a ousadia de dizer que Ronaldo e os demais jogadores do Corinthians que pularam no alambrado do estádio após o gol, não mereciam o cartão amarelo (aplicado pelo juiz da partida) pelo fato de o gol de Ronaldo ser um “acontecimento mundial”. (Ou seja, tivemos de aguentar um ex-árbitro dizer que certas regras valem para alguns, mas não valem para outros).

A segunda crítica fica para o próprio Ronaldo, que após a partida, evitou todos os repórteres e só resolveu responder as perguntas quando estas foram feitas pelo repórter Mauro Naves, da TV Globo (Muito suspeito, não é mesmo?!) O detalhe é que Mauro fez três perguntas ao atacante, todas prontamente respondidas, inclusive com um sorriso no rosto, enquanto os demais repórteres tiveram de suar para ao menos fazer uma única perguntinha à ele (e nem todos conseguiram).

Críticas a parte, parabéns ao Ronaldo. Embora eu particularmente ainda duvide de que ele voltará a ser o Ronaldo de antes, é bom vê-lo marcar um gol após 14 meses. Ainda longe de sua forma ideal, a expectativa ao menos é que ele não mais se envolva em confusões como as que ele andou se envolvendo nos últimos tempos. Se sua cabeça se mantiver focada em apenas jogar futebol, as chances de ele fazer um bom papel pelo Corinthians aumentam.

Abraço a todos e até a próxima segunda!