segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O lado ignorado do dia das crianças

12 de outubro = dia das crianças. Assim como sempre ocorre nesta época do ano, as matérias clichês estiveram presentes no nosso noticiário na última semana: pais comprando brinquedos em shoppings centers; dicas ressaltando a importância de se pesquisar bastante para não pagar mais caro pelos presentes; a queda ou o aumento nas vendas; comparadas ao ano anterior e etc.

De forma alguma penso que a data deveria ser ignorada, porém acredito que outros pontos deveriam ser mais abordados. Um desses pontos, partindo do pressuposto que o jornalismo possui caráter informativo e social, é mostrar o outro lado da moeda: as crianças que infelizmente não têm as mesmas condições daquelas retratadas pelos telejornais.

Pra quem pensa que isso é exagero, estima-se que a fome, por exemplo, mate no mundo uma criança a cada 5 segundos. Fazendo-se as contas, são cerca de 5 milhões de crianças mortas anualmente em consequência da fome e da desnutrição, além das mais de 300 milhões de que passam fome em todo o planeta e a mídia não se preocupa com isso.

E então, o que vale mais: tentar sensibilizar as pessoas mostrando um problema que merece toda a nossa atenção, ou continuar apostando nas velhas matérias clichês, fingindo que está tudo bem e que todas as crianças têm condições iguais? É claro, fico com a primeira opção.

No mais, um feliz dia das crianças para TODAS as crianças do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário