segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Lixo nas ruas: desrespeito sem fim

A consciência ambiental da população brasileira tem se mostrado tão insignificante quanto a nossa capacidade de escolher bons políticos para governar o país. E quando falo em consciência ambiental não estou me referindo a nenhum bicho de sete cabeças; me refiro por exemplo a consciência que todos deveriam ter de não jogar lixo na rua. Mas infelizmente algo que parece tão simples e básico não é nem de longe respeitado.

Como sempre, existe a ala dos que põe a culpa de tudo que ocorre no governo, alegando que deveriam haver mais lixeiras e muito mais garis varrendo as ruas. Quanta cara de pau, venhamos e convenhamos. Mesmo que existisse um batalhão de varredores de rua e uma lata de lixo a cada cinco metros não seriam suficientes para combater o desrespeito que vemos atualmente.

Se arremesso de lixo pela janela de carros e ônibus fosse esporte olímpico certamente o Brasil seria destaque mundial nesta modalidade. Mas enquanto felizmente isso não ocorre devemos pensar em multas de verdade para aqueles que insistem em poluir as ruas das nossas cidades. Quem sabe assim as pessoas não respeitem um poquinho mais e passem a jogar o lixo no seu devido lugar - que definitivamente não é a rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário