
O mundo está em alerta, e o motivo é um só: Trata-se da até então desconhecida gripe suína, doença que já fez 22 vítimas fatais no México e que é suspeita de ter causado aproximadamente outras 61 mortes no país. E os números impressionantes não param por aí não: Somente no sábado foram constatadas 5.289 pessoas na Cidade do México com infecções respiratórias agudas, além de uma série de outras pessoas suspeitas de estarem contaminadas pela doença.
Nos Estados Unidos já foram confirmados 26 casos, e no Canadá outros 6, sendo nenhum caso fatal nestes dois países. Diversos países do mundo inteiro, em especial da América Latina já adotaram medidas de precaução contra a doença. No exterior, três espanhóis e 25 Neozelandeses estão sob vigilância por estarem sob suspeita de terem adquirido o vírus após passar um período no México.
Ainda não se sabe ao certo como se deu o surgimento do vírus transmissor da doença. Há quem acredite que tudo teria começado com um suposto ataque bioterrorista destinado a matar o presidente Barack Obama, mas nada ainda está confirmado. Fato é que a OMS (Organização Mundial da Saúde) está em alerta, afirmando que o vírus da gripe tem potencial de se espalhar de vez pelo mundo. O Banco Mundial por sua vez, anunciou ajuda de US$ 205 milhões ao México.
Abraço a todos e até a próxima segunda!