segunda-feira, 27 de abril de 2009

Gripe suína põe o mundo em estado de alerta

O mundo está em alerta, e o motivo é um só: Trata-se da até então desconhecida gripe suína, doença que já fez 22 vítimas fatais no México e que é suspeita de ter causado aproximadamente outras 61 mortes no país. E os números impressionantes não param por aí não: Somente no sábado foram constatadas 5.289 pessoas na Cidade do México com infecções respiratórias agudas, além de uma série de outras pessoas suspeitas de estarem contaminadas pela doença.

Nos Estados Unidos já foram confirmados 26 casos, e no Canadá outros 6, sendo nenhum caso fatal nestes dois países. Diversos países do mundo inteiro, em especial da América Latina já adotaram medidas de precaução contra a doença. No exterior, três espanhóis e 25 Neozelandeses estão sob vigilância por estarem sob suspeita de terem adquirido o vírus após passar um período no México.

Ainda não se sabe ao certo como se deu o surgimento do vírus transmissor da doença. Há quem acredite que tudo teria começado com um suposto ataque bioterrorista destinado a matar o presidente Barack Obama, mas nada ainda está confirmado. Fato é que a OMS (Organização Mundial da Saúde) está em alerta, afirmando que o vírus da gripe tem potencial de se espalhar de vez pelo mundo. O Banco Mundial por sua vez, anunciou ajuda de US$ 205 milhões ao México.

Abraço a todos e até a próxima segunda!


segunda-feira, 20 de abril de 2009

Shows internacionais em 2009: Viva o Retrô!

Motorhead e B-52s – Num primeiro momento é difícil perceber alguma semelhança entre essas bandas, visto que uma é considerada uma das mais importantes bandas de heavy metal da história, enquanto a outra se destaca no universo New Wave. Porém, em pelo menos três coisas elas combinam: Primeiro, o fato de ambas terem sido formadas na década de 70; segundo, o fato de ambas terem sido influenciadas pelo movimento punk e terceiro, o fato de ambas terem feito shows aqui no Brasil na última semana.

E o clima retrô em termos de shows aqui no Brasil não fica só nesses dois exemplos não. Somente esse ano, nosso país já contou com apresentações de Elton John (década de 60); Kraftwerk, Iron Maiden e Kiss (década de 70) e A-ha, Simply Red e Radiohead (década de 80). E se a gente buscar um pouco mais longe, nos últimos anos artistas como Madonna, Rolling Stones, U2 e The Police também deram as caras por aqui.

Há quem diga que boa parte desses artistas só vieram ao Brasil por estarem em fase final de carreira. Seja qual for o motivo, contar com presenças ilustres de quem ajudou a construir a história da música é sempre bom. Além do mais, é preciso destacar que em todos esses exemplos citados, os elogios, tanto por partes dos fãs quanto por parte da crítica especializada, superaram as críticas.

Abraço a todos e até a próxima segunda!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Adriano anuncia pausa por tempo indeterminado

No futebol atual tornou-se comum jogadores atuarem até a casa dos 40 anos de idade. Um dos vários exemplos disso é o zagueiro italiano Paolo Maldini, que atua no Milan e no meio do ano completa 41 anos. Porém, na última semana o futebol mundial parou para repercutir a decisão do brasileiro Adriano, que aos 27 anos de idade anunciou uma “pausa” por tempo indeterminado na carreira, alegando ter perdido a vontade de jogar.

O jogador anunciou a decisão em entrevista coletiva realizada na última quinta-feira (09/04) num hotel na zona oeste do Rio de Janeiro. Adriano, que desde a vitória da seleção brasileira sobre o Peru andava “desaparecido”, aproveitou a coletiva ainda para pôr fim a uma série de boatos que davam conta de que ele estava sofrendo de depressão e envolvido com traficantes na comunidade do Cruzeiro, onde o jogador nasceu e foi criado.

Jogadores, técnicos e dirigentes de todo o mundo se manifestaram nos últimos dias sobre o assunto, a maioria deles dando apoio e lamentando a situação do atleta. A esperança que fica é a de que ele se recupere e volte a ser o “Imperador” que conquistou os italianos e que também, entre outras coisas, deu um título da Copa América para o Brasil sobre a Argentina.

Abraço a todos e até a próxima segunda!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Balanço sobre o início da Fórmula1 2009

Ninguém segura Jenson Button. Nem mesmo o temporal que encerrou prematuramente o grande prêmio da Malásia disputado ontem (05/04). Com duas vitórias e duas poles positions em duas corridas disputadas até o momento, Button desponta como principal candidato ao título da temporada, que terá ainda outras 15 corridas.

Companheiro do inglês na Brawn Gp, o brasileiro Rubens Barrichello também faz um bom início de temporada. Apesar de problemas nas duas corridas, Rubinho já soma 10 pontos, ocupando a segunda posição no mundial, cinco pontos atrás do britânico. Jarno Trulli e Timo Glock, ambos da Toyota são respectivamente o terceiro e quarto colocados, mostrando que a equipe japonesa é outra que não está para brincadeira este ano.

Por outro lado, a coisa não anda fácil para a dupla Ferrari e Mclaren. A equipe italiana não somou sequer um ponto até o momento, enquanto os ingleses possuem apenas um ponto, conquistado pelo atual campeão Lewis Hamilton.

A temporada ainda mal começou e promete dar ainda muito o que falar. Além dos resultados surpreendentes e da grande disputa por posições, existem ainda outros assuntos que têm “apimentado” a competição, como por exemplo as discussões sobre a legalidade de alguns componentes dos carros da Brawn Gp, da Toyota e da Willians e os boatos sobre a briga entre o inglês Lewis Hamilton e a Mclaren.

Continuem fazendo suas apostas.
A temporada apenas começou!


Morte de Kurt Cobain completa 15 anos


15 anos! Sim, ontem dia 05 de abril de 2009 completaram-se 15 anos da morte de Kurt Cobain, vocalista e guitarrista do Nirvana e certamente maior ícone do grunge, estilo de rock alternativo que teve suas origens em Seattle e que marcou o início dos anos 90.

Uma década e meia já se passaram, e apesar do longo tempo nada de novo apareceu em relação aos motivos de sua morte. A versão oficial (que todos já estão carecas de saber) é de que ele teria se suicidado com um tiro na cabeça após ingerir uma dose muito alta de heroína. Contudo, não são poucos os que acreditam que Kurt teria sido assassinado, e que sua então esposa Courtney Love estaria envolvida no caso.


Boatos à parte, fato é que depois de sua morte, o grunge (e o próprio rock) perdeu sua força. Bandas como Pearl Jam e Soundgarden (outros dois ícones do movimento iniciado por Kurt) deixaram as paradas de sucesso, e viram bandas e artistas pop (como Basckestreet Boys, Britney Spears e N’Sync) despontarem, deixando o rock em segundo plano.


Kurt certamente não foi um grande “exemplo” de pessoa. Além dos problemas com as drogas, eram claros e evidentes os seus problemas psicológicos. Apesar disso, uma coisa ninguém pode negar: Kurt foi sem dúvida um dos grandes líderes da história da música, e um dos últimos a ter o poder de marcar e conduzir toda uma geração.