segunda-feira, 25 de maio de 2009

"Vamos celebrar a estupidez humana"

Em meio a tantos assuntos que têm sido badalados pela mídia nos últimos dias, confesso que dois deles me chamaram mais atenção, especialmente por me fazerem acreditar mais do que nunca na frase de Renato Russo que eu resolvi colocar no título deste post.

O primeiro caso é em relação à ministra Dilma Roussef, que na última quarta-feira (20/05) recebeu alta do hospital Sírio Libanês em São Paulo, onde esteve internada para dar sequência no seu tratamento contra o câncer. Se já não bastasse ter de lutar contra a doença, Dilma ainda teve de ser questionada por “jornalistas” se estava mesmo usando uma peruca e se o câncer poderia "ajudá-la" a ganhar votos na disputa pela presidência da República em 2010.

O segundo caso é o choro ao vivo da pequena Maísa no programa do apresentador Silvio Santos. A história começou no último dia 10, quando a menina se assustou com um menino vestido de monstro, e saiu do palco correndo e chorando. Não satisfeito, Silvio Santos chamou Maísa novamente no programa da semana seguinte, e depois de alguns comentários no mínimo desnecessários de sua parte, a menina novamente começou a chorar, dessa vez ainda batendo a cabeça em uma das câmeras do programa, virando motivo de risos de toda a platéia e de discussão na justiça sobre o acontecido.

A questão não tem nada a ver com política (caso 1), e muito menos com o fato de simpatizar ou não com a apresentadora-mirim do SBT (caso 2). A questão é que todo ser humano, independente de qualquer coisa, merece respeito, coisa que infelizmente não foi levada a sério em nenhum dos casos.

Abraço a todos e até a próxima segunda!

Button segue imbatível

A Fórmula1 despontou este ano repleta de mudanças nos carros e nas regras, todas elas com o objetivo de aumentar a disputa por posições durante as corridas, além claro de reduzir os elevados custos da categoria em virtude da crise econômica que assolou o mundo nos últimos meses. A redução dos gastos parece mesmo ter ocorrido, mas quanto à disputa por posições durante as corridas não podemos dizer a mesma coisa.

6 corridas disputadas até o momento, 5 vitórias de Jenson Button. E se não bastasse, a única corrida que ele não venceu (GP da China), chegou em terceiro. Com isso, o inglês soma 51 pontos contra 35 do vice-líder da competição, o brasileiro e seu companheiro de equipe Rubens Barrichello. A essa altura, a Brawn GP soma 86 pontos, mais que o dobro da Red Bull, segunda colocada com 42,5.

A intenção era certamente a melhor possível, mas fato é que a temporada caminha para a repetição daquela velha monotonia que vimos, por exemplo, nas temporadas de 2002 e 2004. Na primeira delas Schumacher venceu 11 das 17 corridas; na segunda o alemão venceu 13 das 18.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Barça campeão, Manchester tri, Internazionale Tetra

No último final de semana o mundo conheceu os campeões dos três principais campeonatos nacionais da Europa. Surpresas? Absolutamente nenhuma.

Na Inglaterra, o Manchester United garantiu o tricampeonato nacional ao empatar com o Arsenal por 0 a 0. Com a conquista, o Manchester chega ao seu 18º título inglês, se tornando ao lado do Liverpool o time que mais vezes venceu a competição. Destaque para o técnico Alex Ferguson, que esteve no comando do time em 11 das 18 conquistas.

Na Itália, a Internazionale foi beneficiada pela derrota do Milan por 2 a1 diante da Udinese, e comemorou com duas rodadas de antecedência o tetra-campeonato italiano. Com a conquista, a Inter se iguala ao Milan, chegando ao seu 17º título nacional, ficando atrás apenas da Juventus, que já levantou o caneco 27 vezes.

Na Espanha, o Barcelona também se beneficiou pela derrota do arqui-rival, no caso o Real Madrid, e se sagrou campeão espanhol por antecipação. A equipe de Madrid perdeu por 3 a 2 para o Villareal e viu o Barça retomar o título nacional após duas temporadas vencidas pelo Real. Este foi o 19º triunfo da equipe catalã na competição, contra 31 dos madrilenhos.

Dois destaques merecem ainda ser feitos. O primeiro para a espetacular estreia do atacante Guilherme, ex-Cruzeiro no Dínamo de Kiev. Guilherme marcou três vezes e ainda deu uma assistência na vitória do seu time por 4 a 1 sobre o Karpaty Lviv. O outro destaque é para a partida entre Manchester e Barcelona na final da Liga dos campeões, que será disputada no próximo dia 27. Que será um grande jogo, ninguém duvida. Mas agora que as equipes conquistaram os respectivos títulos nacionais, a expectativa para o jogo parece ter dobrado!

Abraço a todos e até a próxima segunda!

Blink 182 volta aos palcos após 5 anos

Cinco anos após anunciar uma pausa por tempo indeterminado na carreira, o Blink 182 voltou aos palcos. O show ocorreu na última sexta-feira (15/05) em Los Angeles, numa festa privada da Paramount Pictures. O trio formado por Tom Delonge (guitarra/voz), Mark Hoppus (baixo/voz) e Travis Barker (bateria) deu uma pequena prévia da próxima turnê que começa no final de julho, tocando três músicas: Felling This, The Rock Show e Dammit.

Durante o período de recesso, Mark e Travis se juntaram e formaram o +44, que lançou em 2006 o seu único cd, chamado “When your heart stops beating”. Tom Delonge por sua vez, formou o Angels and Airwaves e lançou dois cds: “We don’t need to whisper” (2006) e “I-Empire” (2008). Apesar dos esforços, nenhuma das duas bandas fez sucesso como o Blink 182.

Ainda não há novidades quanto a shows da banda no Brasil. O que há de concreto são os quase 50 shows que a banda fará na América do Norte a partir de julho. Quanto ao show ocorrido na última sexta-feira, Mark disse que foi uma das melhores noites de sua vida, e ainda em palco, agradeceu a Tom e Travis, dizendo que os dois são seus “irmãos”.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Nova Gripe se espalha pelo mundo e chega ao Brasil

Os primeiros casos da nova gripe no Brasil demoraram a surgir, mas acabaram sendo anunciados por atacado. Na última quinta-feira (07/05), o ministro da saúde José Gomes Temporão confirmou quatro casos da doença, sendo dois em São Paulo, um no Rio de janeiro e um em Minas Gerais. No dia seguinte, o país confirmou mais dois casos, e na noite de ontem, outros dois casos foram anunciados, totalizando oito casos em todo o país.

Há quem diga que a doença já começa a dar sinais de estar sendo controlada, mas fato é que os números são cada vez mais assustadores. Até ontem (10/05), o número de contaminados em todo o mundo era de 4.379, sendo 2.254 nos Estados Unidos e 1.626 no México, os dois países mais castigados pela nova gripe. 29 países já apresentam casos confirmados da gripe, e 49 mortes já foram confirmadas.

Até mesmo o esporte já sente os impactos da doença. O Chivas e o San Luís, dois clubes de futebol mexicano, anunciaram que vão abandonar a disputa da Copa Libertadores da América deste ano, pelo fato de a Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol) impedir que os dois clubes enfrentem seus respectivos adversários nas oitavas-de-final da competição (São Paulo e Nacional-URU) no México.

Resta mesmo é esperar. Esperar e torcer para que esta nova gripe, que tanto tem apavorado o mundo, seja contida antes de vitimar mais pessoas.

Abraço e até a próxima segunda!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

15 anos sem Ayrton Senna

Já faz muito tempo - mais especificamente 15 anos - que o dia 1º de maio deixou de ser para os brasileiros apenas o dia do trabalhador. Tudo isto porque nesta mesma data em 1994 nós perdíamos Ayrton Senna da Silva, o grande responsável por fazer com que o “país do futebol” parasse sempre aos domingos pela manhã para assistir as corridas de Fórmula1.

Eu era apenas uma criança de 5 anos de idade, mas apesar da pouca idade, lembro que como quase todo o brasileiro chorei bastante após o trágico anúncio da morte daquele que era - e continua sendo até hoje - o meu ídolo-mor. E devo confessar que ainda continua sendo impossível rever a cena daquele carro azul e branco passando reto na curva Tamburello e não chorar.

Já dizia Renato Russo: “É tão estranho, os bons morrem jovens. Assim parece ser quando me lembro de você que acabou indo embora cedo demais”. 34 anos de idade, 10 anos de Fórmula1, três títulos mundiais e para muitos (inclusive para mim) o maior piloto de toda a história da categoria. Este era, é e sempre será Ayrton Senna da Silva.

Abraço a todos e até a próxima segunda!


Resumo futebolístico da semana

O Brasil conheceu ontem os últimos campeões estaduais de 2009, e o que se pôde perceber é que este ano definitivamente não houveram grandes surpresas: Em absolutamente nenhum dos principais estados do país, por exemplo, vimos equipes do interior levantando o caneco.E então fica a pergunta: Os times da capital é que montaram excelentes times ou os times do interior é que não se preparam adequadamente? Confesso não saber responder minha própria pergunta.

Em São Paulo, deu Corinthians, com direito a dois belos gols de Ronaldo no 1º jogo da final contra o Santos. No Rio, deu Flamengo, de novo vencendo o Botafogo na decisão, dessa vez nos pênaltis. Aqui em Minas, o meu Cruzeiro levantou mais um caneco, após uma vitória arrasadora no 1º jogo da final contra o arqui-rival Atlético, que acabou custando inclusive a demissão do técnico Emerson Leão. Internacional (RS), Sport (PE), Goiás (GO), Atlético (PR), Avaí (SC), Vitória (BA) e Fortaleza (CE) foram as outras equipes que – merecidamente - se sagraram campeãs estaduais em 2009 nos principais estados do país. Vale ainda comentar que Coritnhians, Cruzeiro, Internacional e Sport foram campeões invictos em seus respectivos estados.

Saindo um pouco dos estaduais, na última semana o Flamengo anunciou que já está praticamente tudo acertado para a volta de Adriano ao clube, isto depois do atacante anunciar há algumas semanas atrás que pensava até mesmo em parar de jogar futebol (história no mínimo muito mal contada ainda, diga-se de passagem). Vale ainda destacar a sonora goleada do Barça sobre o Real Madrid por 6 a 2, placar que praticamente garante o título espanhol para o time comandado por Messi.

E só lembrando: No próximo final de semana já começa o campeonato brasileiro 2009. Façam suas apostas!